sábado, 20 de agosto de 2005

AS ADJACÊNCIAS VITAIS, CAPÍTULO n

AS ADJACÊNCIAS VITAIS
blog-novela em x capítulos

CAPÍTULO n, donde n+y=x



 

No capítulo anterior, Saragurinha está na escola e escuta a sirene. Na correria em direção ao portão, encontra Jaimunda com que troca beijos:
— Jaimunda do céu, estava pensando o tempo todo hoje em você! Estava experimentando uma roupa térmica na confeitaria quando vi Calupto dirigindo o caminhão da McKalor! Não sabia que ele estava trabalhando como motorista!
— Ah é, menina, ele foi promovido! Saiu da seção de abastecimento criogênico, graças a Nife!
— Que bom, então! Estava doida pra te ver e te contar!

Entra em casa saltitante como sempre, jogando o inteliquadro no sofá. Cumprimenta seu pai, Cantinflas, que a olha de esguelha de onde está, voltando logo à sua leitura. Cantinflas descobriu a poucos dias atrás da paixão de Saragurinha por Sodomito e desde então a trata friamente. Saragurinha dá de ombros e se dirige à cozinha onde encontra sua mãe tirando a ração do esquentador.

Oi mamãe! Estou morrendo de fome!
Senta-se à mesa e indaga à sua mãe o motivo da recente mudança no tratamento de seu pai em relação a ela:

Mamãe, o papai está chateado com alguma coisa? É comigo?
Sua mãe, Girolana, responde-lhe tentando disfarçar:
Ah filha, você sabe, o papai é muito ocupado, com certeza é alguma coisa do serviço.
Saragurinha se satisfaz com a resposta e põe-se a comer.
Minha filha, pode pegar o refresco de jânio que está na geladeira.

Enquanto a filha está ocupada na cozinha, Girolana disfarça e vai até a sala, sentindo que Cantinflas quer-lhe falar.
Lana, não sei como me comportar! Como vou dizer a Saragurinha quem pode ser esse menino! Você sabe de quem ele é filho, não sabe?
Girolana, aflita, lança um olhar perdido para o tempômetro:
É claro que eu sei, Tim! Pelo Nife sagrado, você não acha que devemos contar-lhe sobre isso?
Ainda não, minha querida... Esperemos mais um pouco para ver no que dá esse interesse: torço veementemente para que isso não dê em nada.

Na vizinhança oposta, Sodomito acaba de sair da McKallor, onde também trabalha Calupto, namorado de Jaimunda, e se dirige à Confeitaria Selene onde toma quotidianamente uma cerveja de wilson depois do expediente . Seu amigo Fulípio chega de súbito e cumprimenta-o com um tapinha nas costas:
Grande Sodô! Como é que tá? Pelo jeito está bem... fiquei sabendo do sentimento que tá rolando aí entre você e a Sará! Pô, rapaz, se eu tivesse essa sorte... mas não: só pego bagulho! Eu pareço até lista de classificador de refugo genético!
Ô rapaz, sei não... Ela parece que tá arrastando a maior asa pra cima de mim, isso é verdade! Mas não tem nada certo, não. Vamos ver como fica a situação depois do fim de semana.
Fulípio se despede do amigo sorridente e se vai.

Sodomito paga a conta se vai logo depois. Chega em casa com um embrulho e encontra sua mãe, seu pai e seu irmão brincando de Hospital Geral. Tinha sido aniversário de Rimenaldo, o caçula, mas Sodomito estava se encontrando com Saragurinha na porta da escola e, por isso, não compareceu à festinha.
Tudo bom, maninho? Pensou que eu tinha me esquecido do teu aniversário?
Sorri para o irmão e dá-lhe o embrulho. É uma linda abelha de controle remoto que Rimenaldo sempre sonhou.
Obrigado!!! Puxa-vida!
O menino não tem palavras para agradecer o gesto do irmão e põe-se imediatamente a operar por controle remoto o inseto voador.
Encontra-se com sua mãe no corredor:
Sodô, tem um recado pra você no telecom.
Era uma mensagem de Saragurinha, dizendo-lhe que foi muito bom encontrá-lo na porta da escola e tomar sorvete de orlando enquanto passeavam pela alameda. Tomado pela emoção, resolve contactar Saragurinha, mas quem atende o telecom é Cantinflas, seu pai:
Oi seu Cantinflas! A Saragurinha está?
Não, ela saiu e desliga abruptamente o telecom na cara de Sodomito. Intrigado pelo comportamento de Cantinflas, Sodomito imprime uma imagem de Saragurinha no telecom e a leva consigo para a cozinha onde pega um copo de leite de milena.
Sua mãe adentra e o vê à mesa:
Sodô, já não te falei que o leite de milena é pro teu irmão?!
Sodomito, no entanto, não esboça reação e mantém seu olhar perdido enquanto segura a foto de Saragurinha. Dominicéia, sua mãe, percebe o motivo do ensimesmamento de Sodomito e o deixa só com seus pensamentos. (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário